A 17 de novembro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, participou na conferência online "O Caminho para o Fórum de Segurança de Varsóvia".
No contexto do painel de discussão sobre a segurança na região do Mar Negro, no qual o Ministro participou, juntamente com seu homólogo romeno, Bohdan Aurescu, o moderador perguntou a Dmytro Kuleba se a Ucrânia aspira obter um Plano de Ação para a adesão à NATO.
“A única alternativa para fornecer à Ucrânia um Plano de Ação para Membros é a adesão da Ucrânia à NATO”, frisou o ministro.
O ministro lembrou ainda que a maioria dos ucranianos apoia a adesão da Ucrânia à NATO, e que esse apoio tem vindo a crescer ano após ano.
Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, o flanco oriental da NATO deve cooperar o mais activamente possível com a Ucrânia e a Geórgia, que procuram tornar-se membros da Aliança e garantir a segurança da Europa, em particular, da região do Mar Negro.
“Somos todos aliados naturais no Mar Negro. A Ucrânia acolherá todos os instrumentos e formatos para fortalecer a presença da NATO na região do Mar Negro, o que também incluirá um envolvimento mais ativo da Ucrânia e da Geórgia ”, referiu Kuleba.
Dmytro Kuleba também está convencido de que o envolvimento da Ucrânia no formato dos Nove de Bucareste, num formato aceitável para todas as partes, poderia contribuir para o desenvolvimento da região da Europa Central e fortalecer a segurança da região do Mar Negro.
“Precisamos de ver o Mar Negro como uma área da nossa responsabilidade compartilhada, independentemente do comprimento da costa, das capacidades da marinha ou do volume de comércio. O Mar Negro é nossa responsabilidade compartilhada e todos devemos estar comprometidos com a prosperidade e segurança da região ”, disse o Ministro.
Dmitry Kuleba também informou o público sobre as ameaças da crescente militarização da Crimeia temporariamente ocupada e destacou especial atenção ao possível lançamento de armas nucleares pela Rússia a partir da península.