A pré-condição histórica para esta data foi o evento ocorrido em 1960, na República Dominicana. Nessa altura, por ordem do ditador Raphael Trujillo, as três irmãs Mirabal, que eram ativistas políticas e lutavam pelos direitos das mulheres, foram brutalmente assassinadas. Desde então, ativistas de todo o mundo levantaram-se em protesto contra a violência contra as mulheres. Em 1999, a Assembleia Geral da ONU declarou oficialmente o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Nesse sentido, são realizadas anualmente campanhas internacionais relevantes.
É por isso que hoje se inicia na Ucrânia, em Portugal e noutros países a campanha internacional “16 dias contra a violência”, a qual decorre até dia 10 de dezembro deste ano. Apelamos a todos para que se juntem a esta campanha internacional, de forma a aumentar a consciencialização sobre os desafios para erradicar a violência doméstica e garantir direitos iguais para mulheres e homens. Por favor, divulguem as publicações relevantes nas vossas páginas das redes sociais, a fim de eliminar este fenómeno vergonhoso que, infelizmente, ainda existe no mundo moderno.